Diversidade Animal I - CB


      * Poríferos
      A presença de poros ou aberturas na superfície do corpo é característica marcante do grupo, pelo que é freqüente a substituição do nome "esponjas" por "poríferos".
      Em razão da ausência de órgãos ou tecidos especializados, as funções fisiológicas são desempenhadas independentemente pelas células. Por isso, as esponjas poderiam ser consideradas simples agregados ou amontoados de células, cuja forma e simetria são difíceis de serem definidas, ainda que exista uma pequena divisão de trabalho entre as células. 
      Desprovidas de partes móveis, todas as esponjas são fixas, vivendo presas quase sempre às rochas e outros substratos sólidos. Entre as células de uma esponja aparece um esqueleto interno de sustentação, constituídos por espículas calcáreas ou por fibras orgânicas, ou ainda por ambos.
      A entrada e a circulação de água no interior de uma esponja representa, em última análise, o único meio significativo de aquisição de nutrientes, bem como excreção dos resíduos do catabolismo.
      O alimento das esponjas é representado por organismos microscópicos do zoo e do fitoplâncton, além de partículas orgânicas que se encontram na água.
Os nutrientes que entram com a água são filtrados pelos colarinhos dos coanócitos e posteriormente digeridos nos vacúolos. Destas células, passam para os amebócitos, tendo sofrido ou não digestão, os quais os distribuirão para as outras células do animal.
       A inexistência de um sistema respiratório faz com que o oxigênio dissolvido na água seja aproveitado pelas células por um sistema de difusão através das membranas celulares. Os resíduos metabólicos são eliminados das células, assim como o gás carbônico, na cavidade ( espongioncelo ) , chegando ao exterior pelo ósculo.



Livros:
http://www.4shared.com/office/hKieZ_MN/01Porifera.html
Sites Recomendados:
http://planetabio.com/invertebrados1.html

*Cnidarios
O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do-mar.
Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células.
Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.
No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).

Ciclo de Vida Obelia
http://www.4shared.com/office/5s_DDXXb/Cnidarios_Levantamento_de_regi.html

* Moluscos
Os membros do filo Mollusca estão entre os animais invertebrados mais evidentes e familiares e incluem formas tais como os mariscos, as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos. Os moluscos constituem o maior filo de invertebrados além dos artrópodos. Apesar da grande diversidade de espécies, todos apresentem um mesmo plano estrutural e funcional. São conhecidas aproximadamente 50.000 espécies viventes e 35.000 fósseis.
Os moluscos tem uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possuem uma concha que protege o corpo. Nesse grupo encontramos o caracol, o marisco e a ostra. Há também os que possuem a conha interna e reduzida como a lula, e há também os que não têm concha, como o polvo, e a lesma.
A concha é importante para a proteção desses animais e contra a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto.
 Estrutura corporal
Os corpo dos  moluscos é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça encontramos órgãos sensoriais como tentáculos e olhos, o pés servem para a locomoção e tem caráter sistemático. Na massa visceral encontram-se as vísceras.
Digestão
Possuem um sistemadigestório completo, possuem boca e ânus. Na boca existe uma estrutura chamada rádula, que é formada por vários dentes de quitina, que raspam o alimento do substrato. Os bivalves não possuem rádula, a digestão é inicialmente extracelular, no estômago, os bivalves possuem um estilete cristalino estrutura localizada entre o estômago e o intestino, numa bolsa chamada ceco gástrico e serve para facilitar a digestão liberando enzimas.
Circulação
A circulação nos moluscos, é do tipo aberta ou lacunar, pois o sangue que sai do coração cai em cavidades ou lacunas que vão banhar as células.
Respiração
A respiração nos moluscos é do tipo branquial ou pulmonar, ou cutânea, dependendo do habitat.
Excreção
A excreção é feita por metanefrídios.
Sistema nervoso
É do tipo ganglionar. Os gânglios são unidos entre si por cordões nervosos.
Reprodução
Podem ser hermafroditas ou dióicos, a fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.
                                                   Esquema de um molusco
                                                                               Fonte: Abril S/A Cultural e industrial.  

                                           Uma lula gigante Architeuthis  sp encontrada na Noruega em 1954 
                                              (Ruppert and Barnes - Invertebrate Zoology)

*Anelideos
 O filo Annelida compreende os vermes segmentados e inclui as familiares minhocas e sanguessugas, além de várias espécies marinhas e de água doce. Em geral os anelideos atingem o maior tamanho de qualquer dos invertebrados vermiformes .Os menores anelideos são as poliquetas com variação de tamanho de poucos décimos de mm, e os maiores anelideos são as minhocas gigantes da Austrália, de 3m de comprimento. Uma característica distinguivel do filo é a segmentação (metamerismo), divisão do corpo em partes semelhantes ou segmentos, que se arranjam em uma série linear ao longo do eixo ântero-posterior. A parte segmentada do corpo sempre se limita ao tronco.
A cabeça ou ácron encontra-se representada pelo prostômio e contém o cérebro enquanto o pigídio é a parte terminal do corpo que porta o ânus.
              Apresentam corpo alongado e cilíndrico, divido em anéis ou METAMÊROS

                                                             (Imagem: Google images)
Os anelideos são animais triploblásticos, ou seja, em seu desenvolvimento embrionário, formam-se três folhetos embrionários, que dão origem a todas as partes do seu corpo. São celomados (possuem uma cavidade corporal delimitada pelo mesoderma). Pelo celoma, circulam líquidos que facilitam a distribuição de materiais entre as várias partes do corpo. Na cavidade celomática, ficam alojados os órgãos do animal.
   Em toda a extensão do corpo, a maioria dos anelídeos apresenta cerdas, expansões de quitina que se projetam externamente à cutícula. Elas comportam-se como apêndices de locomoção ou de fixação ao substrato sobre o qual o animal se encontra apoiado.
                                  Anelideo- Origem dos tecidos de um anelideo adulto
                                                       (Imagem: Google images)
Onde ocorrem
Ocorrem na água doce, salgada e solo úmido; podendo ser de vida livre, habitando galerias ou tubos. Os anelídeos de vida livre são encontrados no solo, na água doce ou em ambientes marinhos. Algumas espécies marinhas são fixas, habitando no interior de tubos calcários secretados pelo próprio verme. Outros se locomovem ativamente, explorando o ambiente à procura de alimento. Também podem ser ectoparasitas de vertebrados. A epiderme é constituída por epitélio simples, cilíndrico contendo células glandulares e sensoriais. Recobrindo-a encontramos uma cutícula permeável e não quitinosa.
Logo abaixo da epiderme aparecem duas camadas de células musculares: uma externa circular e outra interna longitudinal. Os anelídeos são os primeiros animais a apresentarem celoma 
Sistema digestório
 É completo e apresenta forma tubular.
O sistema circulatório consiste de uma série de tubos ou vasos sangüíneos (sistema circulatório fechado). O sangue é bombeado através de vasos sangüíneos para outros órgãos do corpo por cinco pares de arcos aórticos ou corações. O sangue é constituído por placas que contém amebócitos livres e hemoglobina dissolvida.      
 Respiração
A respiração pode ser por meio de brânquias em alguns habitantes de tubos, ou pela epiderme onde o oxigênio penetra e é transportado pelo sangue para outras partes do corpo. De maneira semelhante o dióxido de carbono e é eliminado através da cutícula.
Sistema Excretor
 É constituído por nefrídeos, que removem excretas do celoma e corrente sangüínea diretamente para o exterior. Cada segmento ou metâmero possui um par de nefrídeos.
            Reprodução
        Os anelídeos apresentam reprodução sexuada; algumas espécies são hermafroditas (como a minhoca) outras são dióicas (por exemplo, muitos dos poliquetos marinhos).
            Nutrição
          Existem espécies predadoras, como, por exemplo,os poliquetos carnívoros que          possuem mandíbulas para a captura de alimento; outras espécies são detritívoras, ingerem sedimentos que constitui o solo ( as minhocas terrestres possuem também cecos intestinais) outras se alimentam por filtração. E ainda temos as sanguessugas que alimentam-se de sangue de outros animais por sucção.



                                          Mandibulas de um poliqueto carnívoro


Um comentário:

  1. Oi meninos,
    Gostei muito do novo visual do blog, mas agora acho que falta colocar conteúdo. Vamos atualizar pelo menos uma vez por semana.

    abraços a tod@s,

    Rita

    ResponderExcluir