* Poríferos
A presença de poros ou aberturas na superfície do corpo é característica marcante do grupo, pelo que é freqüente a substituição do nome "esponjas" por "poríferos".
Em razão da ausência de órgãos ou tecidos especializados, as funções fisiológicas são desempenhadas independentemente pelas células. Por isso, as esponjas poderiam ser consideradas simples agregados ou amontoados de células, cuja forma e simetria são difíceis de serem definidas, ainda que exista uma pequena divisão de trabalho entre as células.
Desprovidas de partes móveis, todas as esponjas são fixas, vivendo presas quase sempre às rochas e outros substratos sólidos. Entre as células de uma esponja aparece um esqueleto interno de sustentação, constituídos por espículas calcáreas ou por fibras orgânicas, ou ainda por ambos.
A entrada e a circulação de água no interior de uma esponja representa, em última análise, o único meio significativo de aquisição de nutrientes, bem como excreção dos resíduos do catabolismo.
O alimento das esponjas é representado por organismos microscópicos do zoo e do fitoplâncton, além de partículas orgânicas que se encontram na água.
Os nutrientes que entram com a água são filtrados pelos colarinhos dos coanócitos e posteriormente digeridos nos vacúolos. Destas células, passam para os amebócitos, tendo sofrido ou não digestão, os quais os distribuirão para as outras células do animal.
A inexistência de um sistema respiratório faz com que o oxigênio dissolvido na água seja aproveitado pelas células por um sistema de difusão através das membranas celulares. Os resíduos metabólicos são eliminados das células, assim como o gás carbônico, na cavidade ( espongioncelo ) , chegando ao exterior pelo ósculo.
Livros:
http://www.4shared.com/office/hKieZ_MN/01Porifera.html
Sites Recomendados:
http://planetabio.com/invertebrados1.html
*
Cnidarios
O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do-mar.
Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células.
Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.
No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
Ciclo de Vida Obelia
Oi meninos,
ResponderExcluirGostei muito do novo visual do blog, mas agora acho que falta colocar conteúdo. Vamos atualizar pelo menos uma vez por semana.
abraços a tod@s,
Rita